tag:blogger.com,1999:blog-8261592959645577055.post1189916362801128962..comments2021-02-24T09:07:36.049-03:00Comments on Benzaiten | videogame & arte: O poder da sugestãoAlexandre Maravalhashttp://www.blogger.com/profile/18024806634215742841noreply@blogger.comBlogger11125tag:blogger.com,1999:blog-8261592959645577055.post-28602242797733093442021-02-24T09:07:36.049-03:002021-02-24T09:07:36.049-03:00Sim, comigo também resetava quando era pego pelo T...Sim, comigo também resetava quando era pego pelo Tiranossauro REX :(<br />Eu tinha 12 anos!<br />Hoje tenho 50 anos e ainda lembro disto! Trauma!Miguel Alexandre Wisintainerhttps://www.blogger.com/profile/01246279301136130630noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8261592959645577055.post-73014834564911197022016-06-23T07:32:30.957-03:002016-06-23T07:32:30.957-03:00Great article, totally what I was looking for. I a...Great article, totally what I was looking for. I am sending it to a few friends ans also sharing in delicious. And certainly, thank you to your effort!Tuszhttp://nowytoner.plnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8261592959645577055.post-62557693938195296262011-04-24T17:32:11.241-03:002011-04-24T17:32:11.241-03:00Adorei essa parte do post que você acabou de comen...Adorei essa parte do post que você acabou de comentar, eu deveria ter comentado: "...mas buscando algumas referências na internet, noto que essa impressão é constante nos jogadores da época."<br /><br />Senti sua nostalgia por tabela aqui, imaginando o que você deve ter sentido quando viu que outros sentiam o mesmo com o tal T-Rex ali...Eric Fraga "Cosmonal"https://www.blogger.com/profile/16781517353858236835noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8261592959645577055.post-59911389825119643382011-04-24T17:13:33.691-03:002011-04-24T17:13:33.691-03:00Sim, o 400 Color foi outro momento fantástico, pos...Sim, o 400 Color foi outro momento fantástico, posterior ao comentado no texto (o 200s). Às vezes era um pouco frustante, meu 400 tinha algum problema de travamento – até hoje não entendi bem o que era aquilo – onde a digitação ficava eventualmente problemática.<br /><br />De qualquer forma, foi com certo espanto até (devido ao nosso "isolamento" na época desses equipamentos) que li na Internet relatos similares ao suspense que o T-Rex criava no jogador.<br /><br />E muito do que foi refletido aqui faz menção ao seu último vídeo (http://cosmiceffect.com.br/2011/04/22/cosmic-fast-6-adventure), o qual deixei meu comentário.<br /><br />Um abraço e valeu a visita, Eric.Alexandre Maravalhashttps://www.blogger.com/profile/18024806634215742841noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8261592959645577055.post-50102120904958614282011-04-24T16:29:42.052-03:002011-04-24T16:29:42.052-03:00Grande Alexo, belo ensaio sobre a doçura que é exp...Grande Alexo, belo ensaio sobre a doçura que é experimentar jogos eletrônicos com uma dose imaginativa. Eu tive um vizinho que tinha um CP-400 e pude jogar, por exemplo, a versão de Super Cobra - até hoje sonho em explorar aqueles terrenos sinuosos com um helicóptero.<br /><br />Alien (o de Ridley Scott) é o filme que mais representa (para mim) a união fabulosa do poder de sugestão com a qualidade técnica "de um console moderno" (quero dizer, com o alto valor de produção cinematográfico como analogia) onde o medo reside na droga (da química) da nossa imaginação :) Até hoje, é a experiência mais tenebrosa que já passei, superando Aliens, Dead Space, Doom e Doom 3 - todos têm seus méritos (e muitos) mas a ênfase e a - por que não - esperteza do diretor do filme citado em certos momentos garantiram o "+5 power up" no poder da sugestão da experiência.<br /><br />Grande abraço, adorei seu comentário lá no vídeo do Adventure! :)Eric Fraga "Cosmonal"https://www.blogger.com/profile/16781517353858236835noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8261592959645577055.post-59349723132965085682009-05-19T14:09:00.000-03:002009-05-19T14:09:00.000-03:00Isso que é fazer por merecer, hein? Digitar o jogo...Isso que é fazer por merecer, hein? Digitar o jogo! Quantas semanas você levou? E sem nenhum erro? Aposto que sua versão não "resetava" no final, certo? rs É, foi uma época memorável, diferente de hoje, pois tudo era mais difícil e, assim, mais valorizado. Valeu, um abraço.Alexandre Maravalhashttps://www.blogger.com/profile/18024806634215742841noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8261592959645577055.post-30296554248679351692009-05-19T13:20:00.000-03:002009-05-19T13:20:00.000-03:00Cara! vc me fez dar muitas gargalhadas aqui! meu p...Cara! vc me fez dar muitas gargalhadas aqui! meu primeiro presente foi tambem um CP-200s ahhaah e advinha! digitei todas as 10000 linhas do Labirinto do Rex que estavam em uma revista da época! gravei numa fita cassete pra jogar depois kkk adorava esse jogo.. parabens pelo post! me fez recordar bons tempos! Abraço!Roosevelthttp://www.cocoons.kit.netnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8261592959645577055.post-15133636466400182282007-03-07T11:42:00.000-03:002007-03-07T11:42:00.000-03:00Excelente post. No site oficial do "Em Busca dos T...Excelente post. No site oficial do "Em Busca dos Tesouros" eu conto como esse jogo foi recuperado, e o autor do jogo (que tinha 16 anos quando o escreveu) discute muito do que foi comentado aqui: http://muriloq.com/ebdtmuriloqhttps://www.blogger.com/profile/14431133035347007574noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8261592959645577055.post-78715929262054872932007-02-28T23:35:00.000-03:002007-02-28T23:35:00.000-03:00Conforme prometido publiquei meu artigo sobre o as...Conforme prometido publiquei meu artigo sobre o assunto no Hipergame. <A HREF="http://hipergame.blogspot.com/2007/02/concluso.html" REL="nofollow">Clique aqui</A> para ler.Lucas Haeserhttps://www.blogger.com/profile/08297959178835145784noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8261592959645577055.post-39289480850640692392007-02-12T18:44:00.000-02:002007-02-12T18:44:00.000-02:00Verdade! Hoje em dia, qualquer um que rodar o T-Re...Verdade! Hoje em dia, qualquer um que rodar o T-Rex, por exemplo, em um emulador, vai pensar: "mas que jogo ridículo!". Agora, há de se ter muito cuidado em se colocar no contexto da época. Os jogos não eram tão facilmente encontrados. Havia toda uma preocupação com "azimuth" – um ajuste fino no gravador do cassete, que melhorava o agudo, importante pro carregamento do aplicativo. Sim, era muito comum um software não carregas da fita... No finalzinho do carregamento havia um som padronizado que dava uma angústia maior, após os vários minutos de espera: vai carregar ou não!?<BR/><BR/>Depois disso, "morrer" com o Rex de frente não era a sensação mais confortante do mundo!<BR/><BR/>Um outro exemplo de imersão, só que na linha dos TRS-Color, eram os adventures de texto/imagem. A tela era divida em dois, metade para imagem (em geral, sem animação), metade para a interação textual. Os comandos eram feitos via ação, como "ABRA PORTA", ou "ENTRE NO ALÇAPÃO", enfim. Era muito bacana e dava o maior barato dentro da história (eram traduzidas para o português). Seriam uma idéia preliminar de livros interativos?Alexandre Maravalhashttps://www.blogger.com/profile/18024806634215742841noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8261592959645577055.post-5027999113884109662007-02-12T12:46:00.000-02:002007-02-12T12:46:00.000-02:00Ótimo post Alexo!Muito legal a comparação com os í...Ótimo post Alexo!<BR/>Muito legal a comparação com os ícones atuais, essa evolução é muito impressionante mesmo.<BR/> <BR/>A máquina travar foi um bug interessante, é como se o T-Rex pudesse realmente sair do jogo e atacar você no mundo real. =)<BR/><BR/>Em um certo sentido, acho que podemos considerar que os gráficos toscos deixam mais espaço para a interpretação do que gráficos realistas. São mais interativos por exigirem maior participação de quem está vendo. Estou escrevendo algo sobre isso e pretendo publicar em breve.Lucas Haeserhttps://www.blogger.com/profile/08297959178835145784noreply@blogger.com