tag:blogger.com,1999:blog-82615929596455770552024-03-07T19:40:31.281-03:00Benzaiten | videogame & arteAlexandre Maravalhashttp://www.blogger.com/profile/18024806634215742841noreply@blogger.comBlogger253125tag:blogger.com,1999:blog-8261592959645577055.post-51486108545257809102017-08-28T00:26:00.000-03:002017-08-28T00:26:11.392-03:00Doom: o processo de criação da trilha sonora
No vídeo, apresentação completa de Mick Gordon, compositor da trilha de Doom, para a GCD 2017, evento voltado para desenvolvedores.
Em uma palestra brilhante, o autor da música do novo Doom discorre tanto a respeito de detalhes do processo criativo como também nos dá perspectiva a respeito do enfrentamento de um novo desafio.
E que desafio! A encomenda da exigente ID Software dizia:
— Alexandre Maravalhashttp://www.blogger.com/profile/18024806634215742841noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8261592959645577055.post-70588194244064545762016-11-28T04:29:00.000-02:002016-11-28T04:29:16.762-02:00A estética e o lúdico de Lumino City
Lumino City é um jogo de point and click† desenvolvido pela State of Play e lançado em 2014.
Conforme a mecânica conhecida do gênero, você deve clicar em determinados elementos na tela para que Lumi – a menina que protagoniza a game – caminhe, interaja e se desenvolva na história. Além disso, existem os quebra-cabeças, alguns com cenas de tela cheia para serem resolvidas com exclusividade.
Alexandre Maravalhashttp://www.blogger.com/profile/18024806634215742841noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8261592959645577055.post-7121902202242682892016-03-28T23:20:00.002-03:002016-03-28T23:21:35.174-03:00Possíveis relações entre a arte e os jogos eletrônicosPublicamos o artigo "Possíveis relações entre a arte e os jogos eletrônicos", que tem como subtítulo "Uma introdução ao conceito de estética aplicado as possibilidades do jogar digital", de Fabrizio Augusto Poltronieri.
Acesse: www.benzaiten.com.br/artigo/possiveis_relacoes.htmAlexandre Maravalhashttp://www.blogger.com/profile/18024806634215742841noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-8261592959645577055.post-24519829843266273292015-11-24T19:37:00.001-02:002016-03-28T21:30:23.240-03:00Cultura Visual nos Jogos Eletrônicos: 2. dupla manifestação
Seguindo com minha resenha/resumo sobre o livro A Condição Eletrolúdica – Cultura Visual nos Jogos Eletrônicos, de Guilherme Xavier (Série Ludo pela Editora 2AB), nesta postagem o segundo capítulo: "Uma dupla manifestação (objetos e processos)".
Lembre-se que, para séries, existe no final do texto o link para a postagem anterior, assim você pode refazer o caminho cronologicamente.
Este Alexandre Maravalhashttp://www.blogger.com/profile/18024806634215742841noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8261592959645577055.post-3910878582177936632015-11-03T21:10:00.000-02:002015-11-04T14:24:57.690-02:00 Cultura Visual nos Jogos Eletrônicos: 1. design
Continuando minha resenha – que mais pode parecer resumo – do livro A Condição Eletrolúdica – Cultura Visual nos Jogos Eletrônicos, de Guilherme Xavier (Série Ludo pela Editora 2AB), seguimos hoje com o capítulo 1 em "O design, o designer e o jogo".
E começamos indicando de qual especialidade do design falaremos, cito "O designer, não filho da Revolução Industrial do vapor, mas o designer Alexandre Maravalhashttp://www.blogger.com/profile/18024806634215742841noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8261592959645577055.post-66348036335266966702015-09-29T19:43:00.001-03:002015-10-07T22:49:26.048-03:00Diggin' in the Carts: a cena musical japonesa para games que ganhou o mundo
Diggin' in the Carts, com o subtítulo autoexplicativo "A Documentary Series About Japanese Video Game Music", irá pincelar a vida e a obra de compositores de enorme importância para a história dos videogames. O foco está sobre a música para jogos de 8 e 16 bits como também, de uma forma mais ampla, sua importância e influência cultural em todo o mundo, mesmo nos dias atuais.
As estrelas do Alexandre Maravalhashttp://www.blogger.com/profile/18024806634215742841noreply@blogger.com4tag:blogger.com,1999:blog-8261592959645577055.post-79792603139648932472014-12-14T01:24:00.003-02:002015-09-30T01:04:56.415-03:00Documentário "A Brief History of Graphics"A Brief History of Graphics é um documentário que aborda a história e evolução dos recursos gráficos nos videogames desde Pong† até os dias de hoje. Básico e prático, o vídeo apresenta o conteúdo em forma de gameplays que ilustram o capítulo, as novidades daquele momento na história ou as técnicas visuais utilizadas. Escrito e produzido por Stuart Brown, está organizado em cinco partes que somam Alexandre Maravalhashttp://www.blogger.com/profile/18024806634215742841noreply@blogger.com3tag:blogger.com,1999:blog-8261592959645577055.post-69180864190725642942014-10-11T19:58:00.000-03:002014-10-22T22:42:29.903-02:00O universo de Halo
Halo tem uma das maiores – senão a maior – mitologia da história dos jogos eletrônicos. Seu universo é rico, seus jogos são épicos, a franquia possui uma série de produtos bem-sucedidos e uma legião de fãs apaixonados e fiéis. Mesmo assim, Halo ainda não tem tanta tradição em solo .BR.
Para preencher uma lacuna acerca do conteúdo ficcional de Halo em língua pátria, surge o Zangado e sua Alexandre Maravalhashttp://www.blogger.com/profile/18024806634215742841noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8261592959645577055.post-53954948919612256252014-02-19T22:45:00.003-03:002014-02-19T22:49:05.441-03:00Free to Play: a Documentary by Valve
A Valve anunciou no Steam o lançamento do documentário Free to Play – A Documentary by Valve. Trata-se, como o título sugere, de um documentário sobre os "e-sports", e principalmente, sobre três importantes jogadores profissionais de jogos eletrônicos: Dendi (Ucrânia), Hyhy (Singapura) e Fear (EUA), todos jogadores Dota 2.
O longa metragem estreia em março de 2014 nos Estados Unidos. Veja o Alexandre Maravalhashttp://www.blogger.com/profile/18024806634215742841noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8261592959645577055.post-47126998445535890552014-02-01T23:37:00.000-02:002014-02-01T23:39:48.984-02:00Tema de Skyrim em 8 bits
Tema de abertura (Dragonborn) de The Elder Scrolls V – Skyrim em formato 8 bits por "8 Bit Float Point Music". Você pode baixar em MP3 neste link.Alexandre Maravalhashttp://www.blogger.com/profile/18024806634215742841noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8261592959645577055.post-70616720497477142572014-01-06T22:45:00.001-02:002014-01-06T22:45:50.394-02:00O pianista de 8 bitsO "Pianista Vinheteiro" tocando alguns clássicos de trilha de jogos em um sintetizador com samplers† de 8 bits. Tem Street Fighter, Tetris, Sonic, Knightmare, Zelda e um monte de outras. Confere!
Alexandre Maravalhashttp://www.blogger.com/profile/18024806634215742841noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-8261592959645577055.post-25377054978107021712013-09-21T18:57:00.000-03:002013-09-21T19:05:43.334-03:00Apresentação da Gameboys em outubro
A banda Gameboys manda avisar: eles farão um evento gratuito na noite de 3 de outubro, no Teatro da Fasm, em São Paulo. Segue abaixo a ficha completa.
Show da banda Gameboys
Data/hora: 3 de outubro de 2013 (quinta), às 20h30
Duração: Quase 2 horas, galera!
Local: Teatro da Fasm – Faculdade Santa Marcelina
Endereço: Rua Dr. Emílio Ribas, 89 – Perdizes, São Paulo/SP
Indicação etária: Livre
Alexandre Maravalhashttp://www.blogger.com/profile/18024806634215742841noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8261592959645577055.post-68738010520227167072013-09-20T16:22:00.002-03:002013-09-20T16:57:47.796-03:00Pense rápido: o presente e o futuro dos videogames
Não sei se você vai concordar plenamente comigo, provavelmente não e possa expor outros pontos de vista pra desenvolver o pequeno raciocínio, mas uma sensação recorrente que tenho é a máxima de que os games se inspiram, querem ou tentam ser como o cinema. Especialmente os blockbusters.
Logotipos das produtoras iniciando o produto, tem aquele formato de título numa "capa" inicial, eventualmenteAlexandre Maravalhashttp://www.blogger.com/profile/18024806634215742841noreply@blogger.com4tag:blogger.com,1999:blog-8261592959645577055.post-59077583985826855042013-09-17T14:16:00.000-03:002013-09-18T22:35:28.858-03:00A luz e a escuridão de Dead Space 2
No gênero horror existem duas técnicas básicas de imersão, usadas tanto no cinema quanto nos jogos: o suspense e o susto. O segundo, embora muito eficiente, não me atrai. Soa gratuito, mecânico e artificial. Basta usar um elemento do contraste visual inesperado sobreposto com um símbolo sonoro† de impacto pra pregar uma baita peça no espectador.
Já o suspense, e principalmente a sua manutençãoAlexandre Maravalhashttp://www.blogger.com/profile/18024806634215742841noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8261592959645577055.post-21893128234501368642013-06-20T14:28:00.000-03:002013-06-20T14:51:01.187-03:00Z-Type testa sua habilidade na digitaçãoQuer saber se frequentar aquele curso de datilografia barulhento ou estudar o ASDF no famoso livrinho verde (meu caso) valeu mesmo a pena? (Hein?) O Z-Type testa isso, pois trata-se de um shooter ao estilo Space Invaders à base de digitação: conforme você vai teclando corretamente, os inimigos vão sendo destruídos. Se algum chegar na parte de baixo, a partida termina. Tenso.
Para jogar, acesse:Alexandre Maravalhashttp://www.blogger.com/profile/18024806634215742841noreply@blogger.com5tag:blogger.com,1999:blog-8261592959645577055.post-43393881314250929122013-05-11T14:22:00.000-03:002013-05-11T14:25:52.792-03:00Game Music Demo Reel: Game Over 2Esta é uma nova seleção de alguns temas de marcação de game over, desta vez jogos um pouco mais recentes que do primeiro vídeo (daquela vez mais focado em chiptunes†). Para ver outros GMDR, clique aqui.Alexandre Maravalhashttp://www.blogger.com/profile/18024806634215742841noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8261592959645577055.post-62910718867698499822013-03-27T18:49:00.004-03:002013-09-03T18:07:40.415-03:00A fantasia e o lirismo visual de Trine 2
Ao entrar no jogo, já após as marcas de direito, o menu já anuncia essencialmente o presente que teremos ao partir para a aventura de Trine 2. Os desenvolvedores utilizaram o próprio motor† para tornar o menu interativo e já imerso ao ambiente nativo. A iluminação do ambiente é equivalente ao seu horário (manhã, tarde, noite) e você pode, já assim sem compromisso, testar um dos três personagens Alexandre Maravalhashttp://www.blogger.com/profile/18024806634215742841noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-8261592959645577055.post-77929856216941023352012-07-04T15:37:00.000-03:002013-05-11T14:22:53.958-03:00A estética de 8 bits
O PBS Off Book – canal web de vídeos da Public Broadcasting Service – editou recentemente o mini documentário The Evolution of 8-Bit Art (7'), que busca retratar um pouco do universo da arte digital dos anos oitenta, popularizada com o advento dos videogames.
Embora a menção de equipamentos como Atari ou Nintendo como marcos – que realmente são – na "fundação" da estética 8 bits, sua história Alexandre Maravalhashttp://www.blogger.com/profile/18024806634215742841noreply@blogger.com0Brasil-14.235004 -51.92528-40.023103500000005 -92.3549675 11.553095500000001 -11.4955925tag:blogger.com,1999:blog-8261592959645577055.post-9300795307093869052012-05-29T16:09:00.000-03:002012-05-29T16:13:16.818-03:00Arte visual para trilha sonora de jogos eletrônicos: parte 2Sequência da postagem anterior, com uma seleção de ótimas artes gráficas para capa, encarte, embalagens, mídias etc. de álbuns de trilha de jogos. Da mesma forma, a seleção é meramente aleatória e não corresponde a nenhum tipo de "melhores", já que de, qualquer forma, o volume produzido é muito extenso. Portanto vou, eventualmente, postando algumas de minhas escolhas.
Fica particularmente Alexandre Maravalhashttp://www.blogger.com/profile/18024806634215742841noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8261592959645577055.post-21052167357708728932012-01-25T19:30:00.006-02:002012-01-26T00:45:36.343-02:00Arte visual para trilha sonora de jogos eletrônicosQuem aprecia os games com um pouco mais de profundidade, facilmente – ou com um pouco de curiosidade e pesquisa – reconhece que a produção musical para esse gênero é vasta e diversificada, indo dos sons mais rudimentares e mecânicos até composições eruditas e orquestrais. Nesta postagem quero mostrar o lado visual desse material, selecionando algumas artes gráficas usadas em CDs, encartes, Alexandre Maravalhashttp://www.blogger.com/profile/18024806634215742841noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-8261592959645577055.post-84645371909427446702011-12-03T01:00:00.001-02:002011-12-03T01:08:31.280-02:00Análise da trilha sonora de Super Mario WorldSugerido pelo colega Peterson Mayrinck, postamos o interessante vídeo abaixo, produzido por alunos da UFPE (sob a cadeira "Música e Trilha Sonora", ministrada por Felipe Trotta), que faz uma análise da trilha sonora do Super Mario World (Super Nintendo, 1990).Alexandre Maravalhashttp://www.blogger.com/profile/18024806634215742841noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8261592959645577055.post-18907431894418034662011-10-13T23:40:00.000-03:002011-10-13T23:41:48.856-03:00Wonderputt: o jogo casual dos sonhosCriado por Reece Milidge e áudio por Dan Milidge para a Damp Gnat, empresa de animação e artes interativas, o Wonderputt é exemplo de arte, design, criatividade e animação da melhor qualidade em um belíssimo jogo web casual.A jogabilidade de Wonderputt mistura um pouco de golfe, bilhar e marble maze. Sofisticação à parte, me lembra uma brincadeira de infância onde a gurizada da rua criava um Alexandre Maravalhashttp://www.blogger.com/profile/18024806634215742841noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-8261592959645577055.post-89236948062191345432011-09-13T20:54:00.000-03:002013-12-08T03:11:58.746-02:001000 Game Heroes: os reis da ação
Postagem anterior: 1000 Game Heroes: heróis do futuro
Continuando nosso passeio comentado pelos capítulos do livro 1000 Game Heroes, esta quinta parte é referente aos personagens que figuram em jogos de ação: "Kings of Action".A breve introdução para o capítulo – feita pelo editor da publicação David Choquet – faz menção à reiterada relação da violência com jogos eletrônicos. Bem, este é um Alexandre Maravalhashttp://www.blogger.com/profile/18024806634215742841noreply@blogger.com0Brasil-14.235004 -51.92528-40.023103500000005 -92.3549675 11.553095500000001 -11.4955925tag:blogger.com,1999:blog-8261592959645577055.post-87096377341571233672011-07-30T19:13:00.020-03:002011-07-30T20:59:42.680-03:00"Other Reflections", releitura de tema de Mass Effect 2O vídeo acima foi postado pelo nosso colega de grupo Benzaiten – o André Luiz Oliveira (8 Bit Instrumental) – em sua primeira experiência individual no formato "execução multicanal". Trata-se de uma releitura de quatro minutos para violões e percussão de "Reflections" (Jack Wall), faixa que encerra o álbum duplo da trilha sonora original† de Mass Effect 2 (Bioware, Electronic Arts, 2010).O remix Alexandre Maravalhashttp://www.blogger.com/profile/18024806634215742841noreply@blogger.com4tag:blogger.com,1999:blog-8261592959645577055.post-18807510966671706882011-04-07T23:50:00.002-03:002011-04-08T00:35:43.172-03:00Releitura de clássicos para ajudar o JapãoEsta veio como dica do Juunin – aqui na Benza como Osni Andrade Junior (risos!) – do Violão de 8 Bits. O "multiartista" Jimmy Wong criou algumas versões de clássicos de videogames e as está "vendendo" como forma de donativos que serão feitos integralmente para vítimas dos terremotos no Japão. Uma delas é o ótimo medley de Zelda, que postei acima.Eu já comprei ela e a excelente versão a capella deAlexandre Maravalhashttp://www.blogger.com/profile/18024806634215742841noreply@blogger.com7