tag:blogger.com,1999:blog-8261592959645577055.post6873801052022716707..comments2021-02-24T09:07:36.049-03:00Comments on Benzaiten | videogame & arte: Pense rápido: o presente e o futuro dos videogamesAlexandre Maravalhashttp://www.blogger.com/profile/18024806634215742841noreply@blogger.comBlogger4125tag:blogger.com,1999:blog-8261592959645577055.post-13348618772428638972013-09-24T10:45:40.408-03:002013-09-24T10:45:40.408-03:00Sim, o caminho do cinema sensacional é a via que n...Sim, o caminho do cinema sensacional é a via que nos acostumamos a ver como sensacional, o que chamamos de cinematográfico. É uma linha, mas to defendendo no texto que os games devem buscar a sua linguagem, seja ela mais realista (menos sensacionalista) ou mais alternativa e artística. O que talvez eu quero dizer é que nessas três vias: 1) simulação, 2) sensacional e 3) abstrato, ele poderia evitar menos o segundo.<br /><br />Tanto boas histórias quanto filmes podem render bons jogos né, mas realmente esses jogos que saem "automaticamente" com filmes não tem preocupações de conteúdo, são apenas mais um pra aproveitar o momento e lucrar um pouco mais.<br /><br />Já o inverso, historicamente (kkkk) é diferente. Há poucos bons filmes baseado em jogos (e geralmente são jogos bons os transcritos!), o que reforça buscar a distinção entre o game e o cinema.Alexandre Maravalhashttps://www.blogger.com/profile/18024806634215742841noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8261592959645577055.post-72027452676264792242013-09-24T09:13:44.794-03:002013-09-24T09:13:44.794-03:00Concordo em grande parte, principalmente porque o ...Concordo em grande parte, principalmente porque o conceito de <i>mídia interativa</i> é o que define videogames.<br /><br />Mas nem por isso precisa se afastar de elementos do cinema que quando bem usados tem resultados sensacionais. O roteiro, por exemplo, pode ser dividido em vários caminhos dependendo das ações dos personagens. Mass Effect é o que é porque trabalhou bem esse aspecto.<br /><br />E quer jogo mais com cara de filme do que GTA? Ainda assim, pelo sempre impressionante e minuciosamente detalhado mundo aberto e toda a imensa gama de coisas que dá pra fazer no jogo, além da qualidade técnica e artística bem acima da média, eu considero a franquia uma das melhores (talvez até a melhor) da atualidade. Isso que ainda nem pus as minhas mãozinhas no V... =/<br /><br />Acho que o que complica é quando o filme <i>gera</i> o jogo. Quantas histórias tristes temos por aí, justamente porque na pressa de fazer mais dinheiro em cima do filme, eles criam um jogo quase sem nenhum elemento de jogo.<br /><br />E o engraçado é que quando se baseiam em livros, muitas vezes o resultado é melhor. Metro 2033 é o exemplo que me vem à cabeça.Christianohttps://www.blogger.com/profile/04023716545654532832noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8261592959645577055.post-3802101522709213422013-09-23T10:16:59.753-03:002013-09-23T10:16:59.753-03:00Talvez o videogame considere o cinema como seu par...Talvez o videogame considere o cinema como seu parente mais próximo. Na verdade acho que ele erra, se pensar assim, pois o cinema 'poderia' ser um parente espalhafatoso, rico e agregador de linguagens pra se inspirar, mas talvez suas raízes sejam outras. Os brinquedos, por exemplo, não uma linha de evolução mais real pros games? Historicamente pelo menos.<br /><br />Mas, no meu entendimento, os jogos eletrônicos já são tão mais que os brinquedos (não desmerecendo seu valor, apenas uma questão de multiplicidade de uso) que realmente eles sejam meio órfãos nesse mundo. Precisam achar seu caminho próprio e aí, velho, não tem limites: Matrix será o game supremo.Alexandre Maravalhashttps://www.blogger.com/profile/18024806634215742841noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8261592959645577055.post-52736139950886465802013-09-23T09:39:44.773-03:002013-09-23T09:39:44.773-03:00Excelente reflexão Alexo!
Inspirar-se no cinema é ...Excelente reflexão Alexo!<br />Inspirar-se no cinema é apenas um dos caminhos possíveis para os videogames. Ignorar tantas outras opções seria um erro.<br />O universo dos games já pode ser considerado uma linguagem, e como tal, possui um vocabulário e léxico próprios que envolvem muito mais do que apenas áudio e vídeo.Lucas Haeserhttps://www.blogger.com/profile/08297959178835145784noreply@blogger.com