terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Segunda na capa

O blog da revista EGM Brasil fez ontem um mini making-of da criação gráfica das capas antigas da publicação. A idéia é que toda segunda-feira seja preparada uma postagem destes bastidores e a primeira foi da edição de exatamente um ano atrás, sob o tema Resident Evil. O texto destaca o conceito de se usar uma paleta de cores sombria, quase monocromática e que, ao final, ganhou "vida" pelo uso de alguns elementos com super vermelho, pincelando com sangue a capa da edição número 71.

A proposta é interessante e valoriza o trabalho do capista que é de importância única, pois deve resumir a matéria principal da revista – que normalmente é extensa e pode conter várias abordagens – ser atraente esteticamente, tornar a informação textual clara e hierarquicamente estruturada, lidar com a dupla "muito texto & pouco espaço", ser fiel ao conhecedor de jogos eletrônicos, ter apelo comercial, ah, enfim, um sem-número de itens a ser dosados nessa difícil função, inclusive as necessárias traquinagens da editoração eletrônica.

Em nome dos designers, artistas gráficos, ilustradores etc. leitores de plantão, sugiro à EGM caprichar na "segunda na capa", que afinal a gente sempre curte e, não duvido, os profissionais aí da editoria também.

4 comentários:

André Luiz Oliveira disse...

Adoro bastidores de (quase) qualquer coisa. xD
Bela dica.

Bebs disse...

Olá pessoal!

Vi um comentário do Alexo no blog Hadouken e, pelo link, acabei chegando ao blog de vocês. Adorei a proposta do Benzaiten, principalmente a parte de fotografia virtual. Muito bacana a idéia de mostrar que existe sim fotografia dentro dos games. Essa visão artística em relação aos jogos pouca gente tem. Tenho Flickr também e vou adicionar o de vocês.

E, como designer, adorei este texto também. Muita gente não sabe o trabalho que dá diagramar uma "simples" capa, achando que a pessoa só joga os elementos gráficos e textuais do jeito que der na telha.

Enfim, gostei demais da proposta e da abordagem de vocês, que acabaram de ganhar uma apreciadora. =)

Rebeca

Alexo Maravalhas disse...

Bebs! Agradeço por mim e pelo pessoal do grupo, também.

Sobre a fotografia virtual (não a fotografia no sentido de composição visual) surgiu praticamente daqui (http://benzaitenbrasil.blogspot.com/2006/10/gamers-fotgrafos.html), via Lucas Haeser, que também tem seu blog Hypergame e foi quando desenvolvemos o assunto.

Tem também esse artigo, que você pode dar uma lida:

http://benzaitenbrasil.blogspot.com/2007/02/direcao-de-fotografia.html

Quanto ao assunto da postagem, realmente, uma boa capa é pra poucos. E a responsabilidade aumenta quando a revista tem grande circulação e também precisa "vender" na banca.

Valeu!

fishing net disse...

Although we have differences in culture, but do not want is that this view is the same and I like that!
nylon fishing net

Início | Blog | Glossário | Fotografia virtual | Site
Feed: Postagens | Comentários
| Glossário | Fotos | ?
Verbetes indicados com † estão incluídos em nosso glossário