sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Borderlands e a mistura de gêneros

Li no Go Luck, em postagem de Mauri Link, um pouco sobre o Borderlands, um jogo da Gearbox Software prometido para outubro, agora. Borderlands se propõe a ser um FPS com elementos de RPG.

Mais do que consta no texto, porém, é o conteúdo do vídeo postado, que eu reinsiro abaixo. O trailer mostra um game de ação com o acúmulo de "experiência" – e de aperfeiçoamento – ao enfrentar inimigos, uma característica tradicional importada dos RPGs. É o que o trailer chama, comercialmente, de role playing shooter. Acrescentado a isso, a jogabilidade permite a interação cooperativa de até quatro personagens em grupo, ou melhor, classes, cada uma com suas peculiaridades (Soldier, Hunter e Siren).

Parte dessas características já foi incorporada antes, como por exemplo em Call of Duty 4 Modern Warfare (Infinity Ward) – game essencialmente de ação – que vai permitindo novos equipamentos ao jogador que acumula pontuação. É interessante notar a fusão de gêneros que no passado eram bem definidos. Apesar de sempre tender para um aspecto, um produto multifacetado pode tanto atrair apreciadores de outros gêneros como evoluir a experiência vivida dentro do seu universo, apresentando outras possibilidades e mecânicas.

Nesse sentido, o aspecto visual também colabora para uma leitura mais irrestrita: a animação dos personagens é humanizada, com movimentos suaves e realistas; ao mesmo tempo há uma forte conotação cartunesca, seja no exagero de partes dos corpos, da existência das criaturas fantasiosas ou situações surreais, seja no estilo gráfico, com cores contrastantes e bordas salientes, assim como um HQ animado.

Um comentário:

Juunin disse...

Eu já tinha lido sobre esse Borderlands antes.. o trailer é muito interessante. Achei que esse visual cell-shading usado nos gráficos encaixou muito bem na proposta. Ia ficar estranho utilizar gráficos realistas para depois fazer pipocar números da cabeça dos inimigos cada vez que se acerta um tiro.

Início | Blog | Glossário | Fotografia virtual | Site
Feed: Postagens | Comentários
| Glossário | Fotos | ?
Verbetes indicados com † estão incluídos em nosso glossário