sábado, 18 de novembro de 2006

MechWarrior II – glossário

Baseado nas descrições da BattleTech da Fasa

Batchall
O batchall é um ritual pelo qual os guerreiros do Clã emitem desafios de combate. Mesmo que o tipo de desafio varie, a maioria começa com a identificação do próprio guerreiro, o qual anuncia o prêmio do torneio e requer que o defensor identifique as forças das quais ele se dispõe. O defensor também tem o direito de marcar o local para o duelo.

Nome de sangue
O nome de sangue se refere ao sobrenome de cada um dos 800 guerreiros que se levantaram com Nicholas Kerensky durante a Guerra do Exodus Civil. Estes 800 são a fundação dos elaborados programas genéticos nos Clãs. O direito de usar um destes sobrenomes tem sido a ambição de todo guerreiro do Clã desde que o sistema foi estabelecido.

Direitos de sangue
A específica linhagem de nome de sangue é chamada de direito de sangue. Vinte e cinco direitos de sangue são ligados a cada nome de sangue.

Ordem
Sociedade Clã é rigidamente dividida em cinco ordens: guerreiros, cientistas, mercadores, técnicos e trabalhadores. Cada ordem tem muitas subordens que são baseadas em especialidades dentro de campos profissionais.

Clãs
Durante a queda da Liga Estrela, o General Aleksandr Kerensky, comandante do Exército da Liga Estrela Regular, liderou suas forças para fora da Esfera Interior, o que se tornou conhecido como o Primeiro Exodus. Depois de estabelecer uma Periferia de mais de 1300 anos luz da Terra, Kerensky e seus seguidores se estabeleceram em uma nuvem de estrelas marginalmente habitadas, perto de uma grande nuvem global de estrelas que os esconde da Esfera Interior.

Crusaders
Os Crusaders acreditam que as palavras de Kerensky querem dizer que a Estrela Interior é deles por direito. O objetivo é retomar a Terra a qualquer custo, qualquer que seja a força e derramamento de sangue necessário.

Dezgra
Uma unidade de combate que desgraça a si própria é conhecida como uma unidade dezgra. O nome também se refere ao ritual na qual aquela unidade é marcada e punida. Qualquer unidade que recusar-se a cumprir as ordens, entra em pânico em frente a um inimigo ou usa ações desonrosas é desgraçada.

Elementals
Os Elementals são a elite, a infantaria de batalha uniformizada dos Clãs. Estes homens e mulheres são gigantes, especialmente criados para lidar com a armada de batalha desenvolvida pelo Clã.

Keshik
Keshik é o grupo militar governante do Clã, responsável por delegar todas as ordens militares, incluindo as avaliações e elegibilidade de um MechWarrior para promoções na sua carreira.

Khan
Cada Clã elege dois líderes, ou Khans. Um serve como o Comandante Militar e Administrador burocrático com senhoria. O outro Khan tem uma posição menos definida, ele ou ela é segundo em comando, levando a cabo os deveres ordenados pelo primeiro Khan.

Kurultai
Um Kurultai é um Conselho de Guerra do Clã.

Ovkhan
Este é o termo de respeito por alguém de posição mais alta.

Quiaff/quineg
Esta expressão do Clã é colocada no final das questões retóricas. Se uma resposta afirmativa é esperada, quiaff é usada. Se uma resposta negativa é esperada, quineg é o fechamento apropriado.

A Lembrança
A Lembrança é uma saga heróica detalhando a história do Clã desde o tempo do Exodus de dentro da Esfera Interior ao dia de hoje.

Ristar
Este termo se refere a um guerreiro particularmente bem sucedido em sua escalada para as posições mais elevadas no Clã.

Sibko
Um Sibko consiste de um grupo de crianças produzidas com os mesmos pais genéticos num programa eugênico da ordem de guerreiros.

Stravag
Este é um epiteto do Clã, provavelmente uma combinação das palavras do Clã ‘stran’ que significa independente e ‘vagon’ que significa nascendo.

Surkai
O Surkai é o direito de perdão. Os Clãs honram uniformidade de pensamento e crença sobre tudo em sua sociedade.

Touman
Este é o termo dado ao exército de luta de um Clã.

Duelo de direitos de sangue
Esta é uma série de torneios de eliminação, um contra um, que determina quem ganha o direito de usar um nome de sangue.

Duelo de promoção
O duelo de promoção determina o direito de um candidato a receber uma promoção para uma posição mais elevada. Para qualificar, todos os objetivos de um duelo devem ser alcançados.

Os Wardens
Os Wardens são os Clãs protetores da Esfera Interior. Eles interpretam as palavras de Kerensky, o que quer dizer que eles devem ajudar a proteger a Esfera Interior para trazer iluminação.

Zellbrigen
Esta é a palavra do Clã que descreve o corpo de regras usadas para regulamentar e ritualizar os duelos. Zellbrigen quer dizer que os combatentes engajam em duelos de um contra um, mesmo que os dois lados tenham muitos guerreiros.


Créditos:
texto do manual "Código e Conduta da Casta dos Guerreiros", MechWarrior 2, por Activision e Fasa Corporation. Criação do universo BattleTech por Jordan Weisman e L. Ross Babcock III. Texto do manual por Veronica Milito. Gerência de documentação por Mike Rivera.

Nenhum comentário:

Início | Blog | Glossário | Fotografia virtual | Site
Feed: Postagens | Comentários
| Glossário | Fotos | ?
Verbetes indicados com † estão incluídos em nosso glossário