sábado, 14 de abril de 2007

1000 Game Heroes: o livro


1000 Game Heroes é um livro de arte aplicada em jogos eletrônicos, editado pela Tashen em 2002. A publicação não passa despercebida seja pelo seu formato, pela qualidade de acabamento ou pelo design gráfico, características já tradicionais nas produções da editora alemã.

No tamanho 19 x 24 cm, impressão primorosa e o impressionante volume de 608 páginas, 1000 Game Heroes é um catálogo visual de personagens de jogos eletrônicos, sob abordagens estéticas, artísticas e conceituais.

Editado por David Choquet – de cara, destacado na orelha do livro por ter "nascido em 1972, tal como o primeiro jogo de computador, o Pong" – o livro é apresentado em categorias e na maioria delas um artigo como introdução foi escrito por um famoso produtor de jogos (entre parênteses): Fearless Heroes (Frédérick Raynal), Fighting Heroes (introdução pelo editor), Funny Heroes (Jason Rubin), Heroes of the Future (introdução pelo editor), Kings of Action (introdução pelo autor), Legends of Video Games (Shigeru Miyamoto), Licensed Heroes (David Cage), Magical Heroes (Bill Hoper), Sexy Heroes (introdução pelo editor) e Strange Heroes (Peter Molyneux).

A obra, quadrilíngüe (inglês, espanhol, italiano e português), conta ainda com um índice de busca por título de produto e por plataforma. Para os praticantes ou apreciadores de jogos eletrôncos, design ou interessados por arte digital, este é um trabalho muito bacana de se ter, inclusive porque tem preço acessível, relativamente a outros livros de arte de porte semelhante.

E como o trabalho é extenso, eventualmente eu vou comentar aqui parte do material editado nele. Não deixe de ler também a matéria de Alexandre Matias, no site da Benzaiten (link abaixo).

Veja também:

2 comentários:

bravojohny disse...

Bem, 608 páginas é mesmo colossal. Não conhecia esse livro particularmente, embora a revista Edge lhe tenha feito referência, talvez há um ano, quando fez um artigo referente a uma série de obras dedicadas aos videojogos e de recomendada leitura.
Venha esse comentário ao livro.

Alexandre Maravalhas disse...

Acho que o endereço na Taschen mudou. O livro está neste link agora:

http://www.taschen.com/pages/en/catalogue/design/reading_room/19.1000_game_heroes.1.htm

Início | Blog | Glossário | Fotografia virtual | Site
Feed: Postagens | Comentários
| Glossário | Fotos | ?
Verbetes indicados com † estão incluídos em nosso glossário