terça-feira, 19 de junho de 2007

Tamanho & documento



Um dos mais extensos trabalhos musicais já produzidos para video game está reunido na coleção Dragon Quest - Symphonic Suite - Complete CD-Box. No meu conhecimento, não é o maior, mas provavelmente o que melhor equilibra quantidade e qualidade.

A obra está apresentada em estonteantes 7 álbuns da melhor música erudita, onde a London Philharmonic Orchestra executa peças do jogo Dragon Quest, composições de autoria de Koichi Sugiyama, um dos maiores nomes da produção musical da indústria de games.

Impressionantes 114 faixas se distribuem nos 7 CDs e somam 6h e 36' de música. Além da volumosa coleção e memória das composições do jogo, a qualidade da criação de Sugiyama e de execução da filarmônica de Londres, este box também oferece uma organização estruturada em grandes temas e subtemas, que listo ao final desta postagem.

E um parênteses sobre a qualidade da produção fica por conta da arte das capas, que se torna um contraste marcante entre artes musicais e visuais. As ilustrações, que buscam fazer ambientações específicas, são primárias tanto no traço quanto na colorização e o design consegue destoar mais ainda com uso de números gigantes, texturas poluídas, composições mal resolvidas e sem brilho.

Infelizmente o trabalho peca pelo descuido destas criações excessivas, que parecem querer competir com a obra musical, que é majestosa e obviamente inabalável pelo pacote gráfico ruidoso. Acabo pensando que seria muito mais adequado e elegante usar capas monocromáticas, aplicando apenas o logotipo pequeno em composição simples com títulos e informações em fonte Times New Roman versalete: estaria mais que perfeito!

1) Beginning of the Adventure
1.1) Overtures
1.2) Preludes

1.3) Castle Suite

2) Relaxing Street Corner
2.1) Town Melodies

2.2) Love Themes

3) Distant Journey
3.1) Homeland Adventure Series
3.2) Tunes of Sorrow

4) Resounding Footsteps in the Darkness
4.1) Monsters Series
4.2) Requiems

5)
Soaring Heavens
5.1) Miracle Melodies
5.2) Sky Melodies
5.3) Ocean Melodies


6) Challenge of the Brave
6.1) Evil Palace
6.2) Brave Fight Series

7) And Into the Legend...
7.1) Castles of the Sky
7.2) Bonus Tracks


Veja também:

2 comentários:

Unknown disse...

Não sei se concordo de todo com o comentário sobre as capas - elas certamente evocaram um tom saudosista e parecem capturar bem o espírito e o estilo visual da série.

Eu entendo que essa estética mais clean funcionou bem para Final Fantasy, mas eu ainda acho que Dragon Quest sempre se diferenciou por ter uma atmosfera mais fantástica... e pessoalmente eu olho para essas capas e tenho vários flashbacks.

Alexandre Maravalhas disse...

Bem, a sugestão de algo similar ao que acontece com algumas artes para Final Fantasy foi despretenciosamente feita pra dizer que o simples, algumas vezes, funcionam muito melhor do que o rebuscado!

E quanto à idéia para as ilustrações, na verdade os comentários foram mais direcionados ao resultado gráfico e não ao conteúdo. Independentemente de buscar ser ou não fantástico, a qualidade gráfica da idéia merece alguns cuidados básicos.

Além disso, é bem comum e compreensível que quando o fator emotivo fala alto, a qualidade da apresentação acaba ficando em segundo plano. Acontece muito disso com música também!

Abraço

Início | Blog | Glossário | Fotografia virtual | Site
Feed: Postagens | Comentários
| Glossário | Fotos | ?
Verbetes indicados com † estão incluídos em nosso glossário