The Legend of Zelda - Ocarina of Time - Original Soundtrack
Sigo com minha postagem homenageando Zelda, mais especificamente o Ocarina of Time, mais ainda sobre o álbum OST.
Um parênteses. OST, sigla de original soundtrack, é o termo dado a um trabalho originalmente criado para um produto e neste caso falamos da notação musical em si, da composição conceitual, de forma desvinculada da sua execução. Também é usado para anime ou cinema.
Tratando-se da área de jogos, onde a música é parte integrante de um sistema computadorizado, restrito à limitações tecnológicas, a sigla também pode referir-se àquelas originalmente geradas pelo console vigente de um game, em tempo real, durante o andamento do jogo. Neste caso, OST quer indicar o som original do equipamento, mesmo que essa música não seja uma composição original. Esta segunda definição, ao meu ver, pode ser dúbia. Por exemplo, as "OSTs" de Need for Speed Underground (Electronic Arts) são rock, eletrônico, hip-hop, enfim, de bandas conhecidas; a "OST" de Parodius (Konami) são versões caricatas de composições eruditas, e assim por diante.
No caso de Ocarina of Time, o álbum OST vai significar que tanto a composição é original quanto a qualidade das faixas é idêntica à reprodução in-game, ou seja, a experiência sonora é a mesma do jogo.
Voltando ao álbum, Zelda: Ocarina of Time, lançado em 1998 (catálogo PCCG-00475), de composição de Koji Kondo, figura respeitada da cena musical para jogos, para Nintendo 64, é um álbum com 82 faixas (ou mais de uma hora e meia de duração). A música, por se tratar de um console de recursos sonoros de qualidade para sua época, tem um timbre de sonoridade limitada, com muitos momentos que se evidencia o som sintetizado. De qualquer forma, eu sempre gostei muito do som no N64 (como também gostava do Super Nintendo), e realmente a trilha durante o jogo é adorável, e mais do que isso, adequada para tantas as situações e momentos que a longa história desse RPG nos conta e por onde os personagens – e nós! – vivenciamos.
A primeira faixa, por exemplo, é memorável. E isso é resultado da singeleza de sua melodia – delicada, nos transmite paz, enquanto Link cavalga em Epona, e ao fundo o bucólico campo e paisagem de distante vista do jogo. Creio que já um preparo: este jogo é um épico, diria. Mas também por se tratar da tela do título do jogo! Ou seja, insira o cartucho, ligue seu console e deixe a música título tocando! Algumas noites acabei dormindo com ela ao fundo, depois de horas de jogo! Algumas faixas desse álbum são assim mesmo, recorrentes, marcantes.
A música Fairy Flying (faixa 4), graciosa, acompanha o vôo de Navi (a fada, em primeira pessoa, na visão da câmera) passeando pelo vilarejo de Kokiri, até a casa de Link, personagem com quem jogamos. Essa é uma passagem que também tem uma quase "transparente" função, a de oferecer um pequeno panorama, pois apresenta rapidamente um pouco do ambiente inicial do jogo.
Inside Deku Tree (12) é um daqueles ótimos exemplos de faixa-conceitual, que pretente fortemente ambientar o jogador. O suspense é "respirável" aqui. Não dá pra deixar de citar Goron City (33), que também tem muito dessa característica, porém com outra ambientação, a que reflete o aspecto do Rei Darunia. Ao ouvir Zora's Domain (39) tem-se a nítida sensação (no meu caso, uma pós-experiência provavelmente!) do gelo, do frio, da humidade no ar. Afinal, toda trilha sonora não é um álbum conceitual?
Acho engraçado como vários temas de lojas de compras (aquisição de equipamentos etc.) são tão melódicas e embalam. Acho que marketing de vendas chegou à floresta! A faixa Shop (10) é exatamente isso: convidativa.
Hyrule Field Main Theme (19) é uma daquelas faixas com cuidados de composição, pois são muito repetidas durante o jogo, dado que se referem a um local geográfico do universo do jogo onde é ponto central para vários outros. E pela estensão de "chão" a ser percorrido pelo personagem, a faixa deve ser além de agradável, longa, com vários momentos interessantes. Creio que tenha função similar o tema Ocean, do álbum The Legend of Zelda - The Wind Waker - Original Sound Tracks, continuação de um jogo da série Zelda para o Gamecube.
Zelda Ocarina tem uma característica peculiar com relação à interação com música. Como já comentei, Link ganha uma ocarina mágica e durante seu percurso por toda a história irá aprender várias melodias, cada qual com poderes e usos que são chave para o seu avanço. O jogador deve memorizar estas melodias, tocando-as pelo joystick, como se fosse um mini-órgão, sem errar. O álbum, então, possui todas essas pequenas melodias, que são as músicas de efeitos mágicos da ocarina.
Uma das faixas mais tocantes do jogo, pra mim, Great Fairy's Fountain (40), onde novamente entra o design de som: enquanto nosso personagem renova suas energias, a música também nos premia com sua bela melancolia.
Uma curiosidade: por questões de similaridade com uma música islâmica, reclamações de muçulmanos fizeram com que o tema Fire Temple (faixa 61) acabasse sendo modificado posteriormente para uma versão sem os coros (fonte: Wikipédia).
Quero lembrar da Gerudo Valley (68) e incitar o leitor a buscar na internet por versões remix dessa música. São várias e é interessantes vê-las em novas leituras, por vezes bem distintas da original! E chamar atenção para a última faixa, End Credits, com 7' de duração e memórias.
E ao final, inseri a tracklist do álbum, como informação adicional.
01. Title Theme / 02. Enter Ganondorf / 03. Deku Tree / 04. Fairy Flying / 05. House / 06. Kokiri Forest / 07. Open Treasure Box / 08. Item Catch / 09. Small Item Catch / 10. Shop / 11. Battle / 12. Inside the Deku Tree / 13. Boss Battle / 14. Boss Clear / 15. Heart Container Get / 16. Legend of Hyrule / 17. Spiritual Stone Get / 18. Fairy Ocarina Get / 19. Hyrule Field Main Theme / 20. Kepora Gebora' Theme / 21. Market / 22. Shooting Gallery / 23. Hyrule Castle Courtyard / 24. Enter Zelda / 25. Ocarina / 26. Zelda's Theme / 27. Ocarina / 28. Lon Lon Ranch / 29. Mini Game / 30. Kakariko Village / 31. Ocarina / 32. Hyrule Field Morning Theme / 33. Goron City / 34. Ocarina / 35. Lost Woods / 36. Dodongo's Cavern / 37. Middle Boss Battle / 38. Dinosaur Boss Battle / 39. Zora's Domain / 40. Great Fairy's Fountain / 41. Potion Shop / 42. Inside Jabu-Jabu's Belly / 43. Ocarina / 44. Temple of Time / 45. Open Door of Temple of Time / 46. Master Sword / 47. Ganondorf's Theme / 48. Chamber of the Sages / 49. Medal Get Fanfare / 50. Sheik's Theme / 51. Horse Race / 52. Horse Race Goal / 53. Ingo's Theme / 54. Escape from Lon Lon Ranch / 55. Kakariko Village Orchestra Version / 56. Ocarina / 57. Windmill Hut / 58. Minuet of Woods / 59. Forest Temple / 60. Bolero of Fire / 61. Fire Temple / 62. Ice Cavern / 63. Serenade of Water /64. Water Temple / 65. Nocturne of Shadow / 66. Prelude of Light / 67. Shadow Temple / 68. Gerudo Valley / 69. Spirit Temple / 70. Requiem of Spirit / 71. Kotake & Koume's Theme / 72. Meet Again Zelda / 73. Game Over / 74. Ganon's Castle Bridge / 75. Ganon's Castle Underground / 76. Inside Ganon's Castle / 77. Ganondorf Battle / 78. Escape from Ganon's Castle / 79. Last Battle / 80. Seal of Six Sages / 81. Ocarina of Time / 82. End Credits
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