quinta-feira, 28 de setembro de 2006

Alguns links interessantes sobre Bemanis II

Os links são realmente pra lá de interessantes. Eu tenho uma curiosidade enorme para entender como nós "separamos" um estilo de música eletrônica do outro, e divido mais ou menos assim: pela velocidade/ritmo/BPM; pela estrutura da música; pela sonoridade dos sintetizadores (eras 303,603,707...); ou pela forma como os vocais (se estiverem presentes) desenvolvem a letra combinados ao resto da música.

Eu tento separar assim nem tanto para dar conta das músicas feitas especificamente para o público da cena eletrônica, mas pra entender como o restante dos ouvintes absorvem as inovações que essa confusão de variações introduz no mercado musical.

As classificações desses sites (nu-italiano, europop etc.) levam em conta a parte eletrônica da música e não a sensação que ela, somada à letra e à melodia, provocam? Um exemplo para a minha questão é o remix drum n'bass de um hit da MPB. Para os DJs, é dnb, mas pra quem ouve o que vale é o estilo original da música?

As remixes são como buracos negros, pois muitas vezes aproveitam um estilo vencido, ultrapassado, de sonoridade retrô, para dar uma nova roupa a uma música atual porém não eletrônica. É como se o velho ficasse novo pela mera atualização de uma parte da melodia.

Enfim, são apenas hipóteses. Eu quero ler com calma as excelentes dicas do Guilherme pra pensar um pouco mais no assunto.

Um comentário:

Alexandre Maravalhas disse...

Pelo meu conhecimento, que é pouco, embora eu tenha maior interesse em aprender a faccionar as coisas, é que as músicas eletrônicas são categorizadas por tudo isso que você falou, junto: pelo tempo (BPM), pelo tipo de sonoridade, mais melodiosa ou mais batida, pelo tipo da ambientação (mais alegre, mais adulta etc.), pela identificação do uso de alguns efeitos sonoros, enfim. É interessante. Vamos tentar encontrar esse glossário!

Início | Blog | Glossário | Fotografia virtual | Site
Feed: Postagens | Comentários
| Glossário | Fotos | ?
Verbetes indicados com † estão incluídos em nosso glossário