Chausson inspirando trilhas sonoras
Quero fazer um paralelo aqui pra vocês.
Como fã e platéia (sempre que possível) da Orquestra Sinfônica do Paraná, que apresenta-se regularmente no Teatro Guaíra (Curitiba/PR), a preços acessíveis sob a iniciativa Teatro para o Povo (o último concerto que fui, por exemplo, teve excepcionalmente entrada franca), não posso deixar de recomendar a quem tiver a oportunidade, vir assistir às suas apresentações!
A segunda indicação leva o título desta postagem.
Relembro aqui o concerto de 24 de setembro de 2006, regida nesta apresentação pelo maestro Luis Gustavo Petri (o maestro titular da orquestra é Alessandro Sangiorgi). Na primeira parte do programa, teve com o solista Domenico Nordio, caricato e emotivo em sua performance (usando um violino Guarnieri del Gesù, de 1735).
Mas o motivo deste post é a segunda parte do programa, uma peça de Ernest Chausson, a Sinfonia em Si B Maior, Op. 20 (escrita entre 1889 e 1890), inclusive onde o maestro Petri nos chama a atenção em sua apresentação, antes de iniciar a obra, pois ela parece nos remeter a uma trilha sonora. E uma "trilha" de muitos momentos e figuras, incitando a imaginação do ouvinte.
Ficam as indicações então, em especial à obra de Chausson.
Nenhum comentário:
Postar um comentário