segunda-feira, 16 de outubro de 2006

Acoustic Guitar Hero

Foi jogando Zelda - A Link to the Past, em algum dia de 1995, que eu me dei conta de que existia música nos video games. Depois de várias horas em frente à uma televisão e com uma tonalidade vermelha nos olhos, percebi que estava com os lábios e as bochechas doloridas de assoviar os temas das cavernas e dos castelos. Assim nasceu meu interesse por um meio pouco convencional de música, a vgmusic (video game music).

E se você está nesse blog, provavelmente tem o mesmo interesse. Porém, eu não me contentei em apenas assoviá-las e comecei a arranhar as primeiras músicas num violão velho que era do meu avô. A primeira foi o tema dos Chocobos, do Final Fantasy III, tirada de ouvido (uma das poucas que consegui até hoje).

Desde essa época eu já tinha percebido como era difícil encontrar tablaturas e partituras desse tipo. Um site que me ajudou muito foi o Video Game Jam, que fornece centenas de tablaturas para guitarra, baixo e violão de temas de jogos desde o Atari até o Playstation.

O VGJam ainda está vivo e funcionando, mas já não é a única fonte de notação musical que existe. Hoje é só dar uma "googlada" e aparecem dezenas de sites especializados em música para jogos, como o 911 Tabs, onde você geralmente encontra arquivos em formato para o Guitar Pro.

Aliás, o Guitar Pro é uma ótima pedida se você quiser ingressar nesse mundo. É possível baixar arquivos em MIDI e importá-los para o programa, que monta as partituras e tablaturas de todos os instrumentos da música automaticamente e com uma velocidade surpreendente. Estes arquivos podem ser encontrados no VGMusic, que é um site especializado na velha guarda das músicas de video game, mas contém algumas versões em MIDI de trilhas de jogos mais atuais também.

Para quem realmente for bom no violão existem outras opções como os songbooks de jogos. Um dos melhores que eu vi até hoje foi o maravilhoso songbook que o mestre Yasunori Mitsuda fez com arranjos espetaculares para um e dois violões. Quem estiver interessado em comprar, aqui está o link: Chrono Cross Guitar Arrangement Book.

Se alguém quiser trocar experiências ou perguntar alguma coisa, deixe um comentário ou me mande um e-mail.

Blobby!

3 comentários:

Anônimo disse...

Belo exemplo! As músicas do Zelda são inesquecíveis mesmo!!! XD mas agora falando de um outro ramo, XD o Mega Drive (alguém gosta XD?) lembre-se de clássicos como Sonic 2 (sua trilha sonora inesquecível e rápida [alucinante eu diria XD!] auehuaeha)

XD abraços senhor juunin! XD!

Alexandre Maravalhas disse...

Eu queria ter o dom da expressão musical! Iria me divertir experimentando versões de tantas músicas de jogos. Divirtam-se, mucisistas!

Daniel Perera disse...

hhhh Osni! lindo post. quero dizer que também sou fã de música, toco violão faz uma cara e tiro de ouvido sempre que posso, algumas músicas, Final Fantasy principalmente, mas não sabia (ou nunca tive a curiosidade) de usar tablaturas para músicas que eu não conseguia tirar... a dica é da boa! vou consultar os sites e me aprofundar mais nos temas músicais, é bom que eu melhoro como músico. isso é importante, no mais... tenho que trocar meu encordoamento, e tentar consertar o violão antigão da minha esposa. falar nisso... alguém tem um violão pra me emprestar? o meu tá empenado...

Início | Blog | Glossário | Fotografia virtual | Site
Feed: Postagens | Comentários
| Glossário | Fotos | ?
Verbetes indicados com † estão incluídos em nosso glossário