terça-feira, 6 de fevereiro de 2007

Cultura gamer

Já é conhecido o fenômeno da popularização da cultura gamer, com um número cada vez maior de manifestações culturais, como: filmes, programas de TV, peças publicitárias, livros, músicas e até apresentações teatrais que se baseiam nos mundos virtuais e em seus personagens mais famosos.

Claro que nem sempre se mantém a qualidade da obra original, fato que pode ser percebido principalmente entre filmes com roteiros adaptados de jogos, dos quais são poucos os que se salvam. Por outro lado, há também uma quantidade crescente de material interessante, mesmo que feito por pessoas anônimas, mas que destacam sua notória paixão pelos jogos.

Para ilustrar minha afirmativa, uso o vídeo com a performance de um grupo de alunos em uma competição de sua universidade, nos Estados Unidos.



Claro que aqui no Brasil esse fenômeno não ocorre com tanta força quanto no exterior. Pessoalmente, o máximo que vi fora de eventos específicos foram adesivos em carros com alusões a jogos. Portanto convido o leitor a relatar alguma experiência que tenha vivido neste sentido, para que vejamos se até aqui nesse cantinho abandonado pelos deuses dos jogos, já está se espalhando a rica e irreverente cultura gamer.

4 comentários:

Lucas Haeser disse...

Pela quantidade de gente que compareceu ao Video Games Live em São Paulo eu acredito que a cultura gamer como você chama é bastante forte no país, mas ainda assim estamos há anos luz atrás dos EUA, Japão ou Coréia.

Christiano disse...

Forte, sem dúvida, mas o que digo é que aqui ainda não se vê pessoal produzindo coisas desse tipo, como um teatrinho ou um coral. Fora adesivinhos que as vezes a galera faz pra demonstrar a afeição por um determinado jogo, só consigo me lembrar de cosplays, coisa que já é herança dos eventos de animes e derivados.

Heroes of Storm disse...

Realmente agora a cultura gamer ficou bem forte no Brasil, ainda mais devido a vários youtubers que se auto proclamam "gamers", mas que na realidade não são.

Alexandre Maravalhas disse...

Esse carnaval tivemos o inusitado bloco do Super Mario!
https://www.youtube.com/watch?v=YzzQGqvQ5zQ

Início | Blog | Glossário | Fotografia virtual | Site
Feed: Postagens | Comentários
| Glossário | Fotos | ?
Verbetes indicados com † estão incluídos em nosso glossário