domingo, 22 de abril de 2007

Solstice - NES Original Soundtrack

Um exercício comum a quem se interesse na área de música para jogos eletrônicos é o da abstração. Não falo das produções atuais, mas dos equipamentos antigos, sem os recursos multimídia de hoje, com aquela sonoridade sintetizada, ruidosa e limitada. (Os 'toques' de telefones celulares modernos facilmente têm muito mais qualidade que das primeiras trilhas de jogos; digo isso apenas para um breve efeito de contextualização tecnológica.)

Pois bem, a abstração é essencial para se buscar avaliar trilhas com recursos eletrônicos de reprodução sonora limitada. Em outras palavras, o que se busca é ouvir a composição independente da sua qualidade de reprodução, algo como ler a essência, buscar sair da superficialidade dos sons ruidosos e entender a composição de forma bruta, enxergando as possibilidades musicias da criação além das limitações dos formatos antigos, como por exemplo, polifonia limitada e baixa qualidade dos timbres digitais. É um exercício interessante de horizontalização da obra. Experimente!

Dito isso, quero elogiar então o trabalho em Solstice, um jogo que eu desconheço quaisquer detalhes (e quem souber pode complementar nos comentários) e o que vi sobre ele foi apenas do que encontrei rapidamente em uma busca no Google. Trata-se de um jogo para Nintendo (NES, o "Nintendinho"), onde o seu personagem é um mago que deve ir resolvendo os puzzles de cada tela. Aparentemente, a partir de algumas imagens, pareceu tratar-se do gênero 'adventure' (no MSX, inclusive, havia um jogo bem parecido, só que com outro nome; pode até ser o mesmo!).

A trilha de Solstice é formada por seis faixas ao todo (somando-se 10' de duração), onde destas, apenas três delas são temas-chave, mais longas e a outra metade, são faixas de transição. A música destaca-se logo de início. Aliás, essa característica parece recorrente nos trabalhos bem resolvidos para games. Eis a tracklist:

1. Title (3' 05")
2. Begin (0' 25")
3. Main Theme (3' 53")
4. Failure (0' 11")
5. Success (0' 17")
6. Ending (2' 49")

Viagem à parte, eu juro que "vi" uma referência à musicalidade do Queen logo na abertura da primeira faixa! Viagem noturna parte 2 à parte, uma seqüência ainda da primeira música me fez lembrar o trabalho de Dream Theater. Bem, viagens todas à parte, a música de Solstice tem brilho, uma vivacidade enorme.

É incrível como a composição é extremamente marcante, tem uma autonomia e uma energia toda particular. É cativante, inusitada e entretém o ouvinte com vários momentos distintos, sempre passando longe da monotonia.

Mas além de uma concepção madura, a sua execução foi muito bem programada (nos limites do som do NES), com um domínio, uma segurança nítida no uso dos recursos e no acabamento, que garante tanto uma "levada" agradável como também mantém a atenção pelo o bom uso dos contrastes entre os momentos de maior volume ou dos mais sutis.

Fica o elogio ao trabalho e a dica ao exercício criativo da abstração em imaginar as melodias dos jogos antigos sendo executadas em outras esferas!

Atualização: o colega Bruno Brambilla deu a dica. A trilha de Solstice (CSG Imagesoft/Software Creations, 1990) foi composta por Tim Follin.

2 comentários:

bravojohny disse...

Muito boas as escolhas musicais, aliás uma das que gostei ainda recentemente de ouvir por intermédio das vossas opções foi a do Atelier Iris.
Uma das minhas bandas sonoras favoritas, ainda nesta fase de sons midi, mas com uma pequena evolução relativamente aos jogos NES, é a de Streets of Rage com bastantes temas míticos, como o de abertura, nível1, nível 2, fecho. É uma banda sonora mais baseada no ritmo com "beats" e toda uma estrutura muito específica.

Aliás escolhi um tema da banda de Streets of Rage para abrir o podcast (4 players que costumo organizar semanalmente com outros colegas) nº 2 já gravado há algum tempo, mas que podem ouvir a partir do seguinte linki, o ficheiro mp3. É logo a música de início. Eu acho fantástica e às vezes fico só a ouvir a banda sonora nos tempos livres.

http://pod-serve.com/audiofile/filename/5327/4_Players_podcast_n___2.mp3

Já agora, acabei de publicar mais um podcast o nº 5 que já está disponível e podem ouvir a partir daqui:

http://pod-serve.com/audiofile/filename/5959/4_players_podcast_n___5.mp3

Ambos são publicados no blogue Old School gamer, por isso podem-nos visitar por:

http://www.playmorevideogames.blogspot.com/

Lucas Haeser disse...

As composições desse tal de Solstice são realmente criativas! Muito bom o texto Alexo.

Streets of Rage tem uma trilha sonora muito boa mesmo.

Abs.

Início | Blog | Glossário | Fotografia virtual | Site
Feed: Postagens | Comentários
| Glossário | Fotos | ?
Verbetes indicados com † estão incluídos em nosso glossário