segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Os embalos de Dangun Feveron

Sábado. O agito hoje é na discoteca. Sapatos plataforma, brilhantina, golas gigantes, calças boca-de-sino, diversão, ousadia, liberdade. A disco music (do francês discothèque) é o gênero surgido a partir do funk, soul e salsa na década de 70 e foi imortalizado pelo filme Saturday Night Fever (trilha de Bee Gees, Yvonne Eliman, Tavares, Polygram/1977), em especial pela atuação de John Travolta.

É essa a temática que trata a direção de arte do jogo Dangun Feveron (traduzido de bullet gun feveron). Mas embora o universo pudesse sugerir algum game de dança, Dangun Feveron é um shoot 'em up alucinante, desenvolvido pela Cave (1998) para arcade.

Além do tratamento disco, que aparece tanto na estética sonora quanto visual, o jogo se destaca pela dificuldade na jogabilidade em desviar da "chuva" de tiros que literalmente enchem a tela em alguns momentos das fases e especialmente dos bosses.

A trilha sonora original forma 18 faixas em 33' (SGCD-0004) e foi composta por Ryuichi Yabuki e Nanpei Misawa. Abre com uma versão remix da faixa da primeira fase (Dancing Bomber), segue com as faixas de título, menus, os temas das 5 fases, música para os bosses†, passagens de fase, recorde, enfim, incluindo duas faixas não utilizadas e efeitos especias. Abaixo, a tracklist completa.

01. Dangun Feveron - Dancing Bomber Arranged
02. Beat Attack (BGM Title)
03. Battle Fighter (BGM Player Select)
04. Dancing Bomber (BGM Stage 1)
05. Hello Mr. Cyborg (BGM Stage 2)
06. Barofever (BGM Stage 3)
07. Soul Supermarket (BGM Stage 4)
08. Disco 999 (BGM Stage 5)
09. One Step to the Ambition (BGM Boss)
10. Mirrorball Shower (BGM Stage Clear)
11. True Boss Arrival (BGM Last Boss)
12. Crazy (BGM Ending)
13. Uotarou Mecha Kasegerussu (BGM Name Entry)
14. A+B Press Start (BGM Time Attack)
15. Unreleased Track 1
16. Unreleased Track 2
17. Voice Collection
18. S. E. Collection


E encerro com um vídeo demonstrando o jogo em ação. Se preferir, aqui há um outro vídeo (10') mostrando mais de Dangun Feveron.



Ficha técnica resumida:

  • CPU 68000 (a 16 Mhz), som YMZ280B (a 16,93 Mhz), rolagem vertical, resolução de vídeo 240 x 320 pixels, 2.048 cores, 2 jogadores, controle de 3 botões.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal. Deve ser bom também o jogo. Sem muito o que comentar. Só acho uma pena que o som dos tiros encubra tanto o som da música durante a fase. ahyuhausheaheihaih
Parece ter uma trilha bem legal mesmo.

.o/

Dolemes disse...

Caros

Acompanho o blog de vcs há algum tempo e acho sensacional.

Vou linkar lá no GameReporter.

Abs

Dolemes
www.gamereporter.org

Início | Blog | Glossário | Fotografia virtual | Site
Feed: Postagens | Comentários
| Glossário | Fotos | ?
Verbetes indicados com † estão incluídos em nosso glossário