Siren - Original Soundtrack
Quando se fala em trilha para o gênero terror, a primeira referência que temos é Silent Hill. Nesta postagem, porém, quero citar um outro trabalho que é para Siren (ou Forbidden Siren), jogo de Playstation 2, desenvolvido pela Sony. O álbum (KDSD-00235, Team Entertainment Inc., 2008), com 30 faixas, soma uma hora de música e tem nos créditos composição e arranjo por Hitomi Shimizu, Gary Ashiya, Kimitaka Matsumae e Noriyuki Asakura.
E como fiz a referência inicial com Silent Hill, essencialmente a trilha de Siren difere daquele pelo uso de uma estética mais orgânica. Aqui não temos as instrumentações industriais tão marcadas, mas faixas de ambientação com bases um pouco mais clássicas, aprecendo uso de cordas, distorções de violino e coros com bastante reverberação.
A construção de uma trilha de terror comumente requer uso não convencional dos sons, de forma se chegar num resultado insperado, ou seja, a geração do elemento estranho. Em Silent Hill temos distorções eletrônicas e ruídos angustiantes e opressores. Em Siren eu acho que o elemento marcante e efetivamente perturbador – e também belo, no aspecto artístico – é o uso da voz. Esta característica é observada nua e crua no início imediato do álbum, com a canção Horatio - Hoshingoeika (1). Também aparece marcante nas Karuwari (6 e 14), Angel... (13), At the Eternal Interstice the Beginning and End Become One... (15), The Great Serpent... (16), I Congratulate You, For All Fortune is Yours (18) e Hoshingoeika (30).
Na demonstração abaixo selecionei trechos das faixas (Goear):
- Horatio - Hoshingoeika (até 40")
- Karuwari II (até 1'30")
- The Great Serpent... (até 2'03")
- Flames of Eternity... In Exchange For My Life... (até 2'35")
- Mommy... (até 3'10")
- The Buster! (até 3'58")
- Hoshingoeika (até o final, 4'34")
Nenhum comentário:
Postar um comentário