1000 Game Heroes: os reis da ação
Continuando nosso passeio comentado pelos capítulos do livro 1000 Game Heroes, esta quinta parte é referente aos personagens que figuram em jogos de ação: "Kings of Action".
A breve introdução para o capítulo – feita pelo editor da publicação David Choquet – faz menção à reiterada relação da violência com jogos eletrônicos. Bem, este é um assunto polêmico e infelizmente constante, temos verificado, em pautas da mídia que acaba, a maioria das vezes não buscando um aprofundamento que permita posições mais equilibradas, acusando os videogames, inclusive, por induzirem ações pontuais de agressão. Mesmo estatisticamente, onde o número de usuários de jogos eletrônicos sem padrão agressivo é muito maior que o oposto, desqualificaria qualquer relação de jogos com temáticas violentas com ações reais violentas.
Demonstrando pouco traquejo no uso destes produtos de entretenimento, eventualmente vemos grosseiras e indevidas acusações contra alguns games, como o famoso caso onde o jogo Counter-Strike era condenado por oferecer violência gratuita a idosos, quando na verdade o título trata de soldados versus terroristas e nem mesmo velhinhos existem no jogo! Sobre a opinião do leigo, que é ávido em acusar mas lento em buscar conhecer a mídia e sua linguagem, Choquet nos lembra que "os títulos mais vulgarmente indicados são os menos suspeitos" e continua: "os jogos no centro dessa discussão têm normalmente uma violência frenética muito diferente da existente na realidade".
Finalizo concordando, com justiça, com a máxima "se realmente alguma culpa pode ser imputada a esses jogos, então que seja partilhada com as notícias da TV, com filmes e com os livros, pois todos eles podem ser vetores de violência ainda mais chocante".
Seguem algumas imagens que ilustram Kings of Action.
Os seguintes jogos são citados neste capítulo: Ace Combat, Commandos, Dark Project, Driver, Ghost Recon, Headhunter, Hitman, Metal Gear Solid, Soldier of Fortune, Stuntman, Syphon Filter, Time Crisis, Turok, Virtua Cop e White Fear.
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