Documentário "A Brief History of Graphics"
A Brief History of Graphics é um documentário que aborda a história e evolução dos recursos gráficos nos videogames desde Pong† até os dias de hoje. Básico e prático, o vídeo apresenta o conteúdo em forma de gameplays que ilustram o capítulo, as novidades daquele momento na história ou as técnicas visuais utilizadas. Escrito e produzido por Stuart Brown, está organizado em cinco partes que somam torno de 45 minutos. Nos vídeos abaixo, as legendas citam o capítulo ou as técnicas comentadas.
Parte 1 – Pixel Pioneers
Pixel, Full Color Graphic, Vector Graphics, Smooth Scrolling, Sprite Scaling.
Parte 2 – Sprite Supreme
Sprite, Parallax Scrolling, Cartoon Classics, Rotoscoped Animation, Digitised Sprites, Multimedia Advent.
Parte 3 – Polygon Realm
Flat Shading, Mode 7 & Super FX, IBM Compatibles, Raycasting, True 3D, Voxels.
Parte 4 – Voodoo Bloom
First Person Sequel, Brown, Bloom, Cel Shading.
Parte 5 – Future Crisis
Indie Scene, Back to Reality, Next Gen, Chromatic Aberration, Depht of Field, Motion Blur, Bloom 2.0.
3 comentários:
Show o documentário! Bem completo e me encheu de nostalgia.
Pois é, Chris. Mas sabe que eu já gostaria de mais aprofundamento? Acho que, se a proposta era mencionar técnicas gráficas, o autor poderia ter sido mais amplo e citado sistematicamente outras técnicas e tecnologias importantes da CG no tocante aos games. Acho que eu queria mesmo era um documentário de 2 horas, pelo menos! Quiçá um seriado! rss
O documentário num vídeo só:
https://www.youtube.com/watch?v=QyjyWUrHsFc
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