terça-feira, 20 de novembro de 2007

História da Gamemusic

Se você já se aventurou em sites de busca à procura de informações em português a respeito da história da música para video game como eu, sabe que é uma tarefa árdua, que exige muita força de vontade. Na maioria das vezes acabamos nos contentando com uma pequena informação sobre o sistema de som de um console por ali, ou uma pequena biografia de um compositor acolá. Pra quem domina o idioma inglês não é difícil encontrar textos completos sobre o assunto, do contrário, a última saída acaba sendo se munir de um bom dicionário tradutor e muita paciência. Por isso mesmo indico aqui e comento brevemente conteúdo encontrado no blog Meu (Outro) Blog que, apesar de não ser especializado apenas em video games, sempre dedica a eles algumas páginas.

A pesquisa foi dividida em três postagens sob o título principal "História da Gamemusic". Seguindo a linha cronológica apresentada, a história inicia com os primeiros consoles caseiros e arcades a emitir sons. O autor passa, então, por vários jogos e trilhas diferentes, esclarecendo algumas especificações técnicas dos hardwares e deixando sugestões e opiniões a respeito de algumas músicas, seguidas de exemplos sonoros e alguns vídeos.

Cada postagem é finalizada citando compositores que se destacaram na história da trilha sonora musical para video game – como Yuzo Koshiro e Koji Kondo – juntamente com alguns parágrafos da biografia de cada um e mais alguns exemplos sonoros. A terceira e última parte passa também por jogos de computadores como o MSX, avançando até o lançamento do console TurboGrafix-16.

Para ler os textos completos postados por Acid e conhecer um pouco mais da história sonora dos video games, clique nos links a seguir:

Deixo aqui também a dica pra outras postagens sobre video games no mesmo blog. Meu destaque fica para a seqüência de textos sobre o compositor Yuzo Koshiro. Para acessá-los, basta clicar aqui.

2 comentários:

Anônimo disse...

Valeu, Andre. Mas os artigos não vão parar no 3 não. Pretendo fazer outros até o ano 2003, por aí (hoje em dia já não escuto tanto VGM quanto antes). Mas, como tais artigos são hobbies, só os farei com bem calma ;)

Anônimo disse...

Já havia lido artigo na íntegra e é realmente sensacional. Parabéns ao Acid.

Sobre os sites de game music, acho que, melhores dos que os americanos são os japoneses, o que dificulta ainda mais o entendimento.

Início | Blog | Glossário | Fotografia virtual | Site
Feed: Postagens | Comentários
| Glossário | Fotos | ?
Verbetes indicados com † estão incluídos em nosso glossário