A arte de "Sentinela: manual de operação"
No menu de opções do Team Fortress 2 (Valve Software, 2007), dentro do Steam, o item "Ver manual do usuário" – (feliz ou) infelizmente, cada vez mais fornecido em meio eletrônico – nos leva a este belo manual do jogo. Do jogo, meia verdade, porque trata-se estritamente de "vender" alguns conceitos acerca da montagem das sentinelas pelo personagem Engenheiro no jogo.
Originalmente no formato 16,3 x 22,8 cm e seis páginas, no formato digital para download tem 2,2 MB. O linguajar do material simula a aquisição real da aparelhagem, incluindo meta-anúncios inseridos no conteúdo e algumas informações de tom sarcástico – conveniente e coerente com o tema do jogo – como: "Be aware that the makers of Sentry are not responsible for any injuries that may occur while using this product, including but not limited to loss of vision, limbs, pets, loved ones, or accidental death".
Enquanto mantém-se no clima do jogo, ele dá informações veladas sobre manutenção e atualização das máquinas durante o jogo. O intuito, ao meu ver, na verdade, é mais apelativo do que informativo. O "manual" privilegia o visual e impõe a ambientação retrô do game. O design tanto respeita e valoriza as ilustrações técnicas vetorizadas, como procura manter certo estilo antiquado.
Especiais são as excepcionais ilustrações romanciadas com suas pinceladas expostas e pequenos "defeitos" displicentemente deixados aparentes. Excelente produção, aliás, como sempre em se tratando de TF2!
Nenhum comentário:
Postar um comentário