domingo, 4 de julho de 2010

Evolução dos videogames: palestra de Moacyr Alves no SP Game Show

Acontece em São Paulo, a partir de 9 de julho, o SP Game Show 2010, um evento de conteúdo voltado ao entretenimento digital, cultura, produção na área e apresentação musical. Publicamos o release do evento em nosso site e também buscando colaborar, intermediamos o convite aceito pelo colega de grupo Moacyr Alves para palestrar. O tema da sua palestra será "Evolução dos videogames", e gostaríamos de publicar aqui uma introdução ao assunto.

Como sério colecionador de consoles e jogos, desde os mais antigos – desconhecidos por muitos, bizarros ou máquinas de pouca popularidade – até os mais recentes equipamentos de games, Moacyr, este requisitado palestrante tem uma vivência histórica e prática dos videogames como poucos. De máquinas arcaicas e limitadas, com imagens monocromáticas ou meramente representativas e abstratas até verdadeiras centrais de entretenimento, com imagens de alta definição e produção de porte cinematográfico, ele conhece e usou todas.

Essa vivência e estudo de colecionador lhe ampara com um repertório que, para muitos dos apreciadores de games contemporâneos, soa como um universo distante e restrito, corriqueiramente teórico. Na rápida entrevista a seguir, Moacyr nos dá uma amostra de sua abordagem na apresentação do SPGS 1020, que acontece no dia 10 de julho (sábado), às 15 horas, no Centro de exposições Mart Center.

Moacyr, como citado na apresentação, você é um entusiasta e privilegiado colecionador, uma pessoa que pôde fazer uso de muitos tipos distintos de equipamentos voltados ao entretenimento eletrônico, muitos deles constando em sua coleção particular. Como seria possível, em uma palestra voltada, em geral, para pessoas mais jovens – que por motivos óbvios de vivência, podem não ter o mesmo distanciamento do que o videogame é hoje, do que ele foi no passado e do que ele poderá vir a ser num futuro próximo? Como você busca levar essa visão histórica em suas apresentações, com o objetivo de proporcionar essa visão mais abrangente?

Moacyr Alves Bom, eu tenho duas armas fortíssimas para a apresentação da palestra. A primeira é a história em si dos videogames, que sozinha já é interessantíssima. Nela, conto desde os primórdios do videogame até os dias atuais, porém com ênfase na estratégia de cada empresa e o porquê de se criar aquele console, naquele determinado período.

Falo, por exemplo, da história da ascenção e queda da Atari e suas justificativas. Falo da mesma trajetória da Sega e assim por diante. Como o público para esse tipo de palestra tem idade bem variada, eu trabalho esse aspecto histórico para tanto os – digamos – "old players", como também para a nova geração, que está "plugada" na Internet.

Posso dizer que vou de 1 Kbyte à 20 Gigabytes em minha palestra. E mais: depois de meus estudos sobre a história destas empresas, percebo como a indústria dos games é criativa e ao mesmo tempo concorrida! Impossível não gostar do tema do modo como eu consegui abordar no material para a palestra. Foram necessários meses de pesquisa e muito discernimento para conseguir – em poucos slides e também em poucas palavras – passar por toda a história do videogame.

A outra arma que eu diria que é fundamental nela, é meu entusiasmo ao fazê-la e ao apresentá-la. É um tema que sou um apaixonado e também me tempo me sinto à vontade com o público. Prometo que farei o possível para oferecer mais cultura do que imagina o participante mais aventureiro. Sendo assim, quem vier, verá. Nos encontramos no SPGS 2010!

  • SP Game Show 2010
    Site: www.spgameshow.com.br
    Data/horário: 10 de julho (sábado), às 15h
    Local: Centro de exposições Mart Center/São Paulo/SP
    Palestra/autor: "A evolução dos
    videogames" por Moacyr Alves Jr.

Nenhum comentário:

Início | Blog | Glossário | Fotografia virtual | Site
Feed: Postagens | Comentários
| Glossário | Fotos | ?
Verbetes indicados com † estão incluídos em nosso glossário