quarta-feira, 9 de abril de 2008

Lúdico: entendeu ou preciso desenhar?

Lendo a postagem Magic Pen: é jogar e viciar do Game Reporter, fui experimentar os dois jogos sugeridos: Magic Pen (Bubblebox) e Crayon Physics (Kloonigames). Ambos extremamente simpáticos, bem feitos e de temática lúdica, os jogos funcionam parecidos: os desenhos feitos na tela se tornam objetos geométricos que interagem no cenário para impulsionar a bolinha até as bandeiras. Impossível não lembrar do clássico The Incridible Machine (ou só TIM)!

Contrariando a postagem original e também algumas convenções, Magic Pen (disponível em animação Flash), é melhor que Crayon (disponível em arquivos executáveis), mesmo com as limitações da plataforma de animação, geralmente feita direta no navegador web. Aliás, sugiro tela cheia para os dois: F11 no browser para Magic e Alt+Enter para Crayon.

Magic Pen ganha. Faz download mais rápido, tem um tutorial bacaninha e mais fases (na verdade são 26), te dá uma liberdade muito maior em desenhar os objetos (a versão release 1 do Crayon que joguei apenas permite círculos e retângulos), a música é mais sofisticada e, não sei se é exatamente uma vantagem, mas a curva de aprendizado é mais generosa (em Crayon as fases são mais difíceis). Além do que, no Magic é possível ligar objetos (pino fixo ou pivô).

De qualquer jeito, Crayon Physics também é ótimo, conta com uma animação visualmente mais consistente, interatividade mais ágil, música relaxante e promete mais opções em nova versões.

2 comentários:

Henrique Magnani disse...

Curioso! Estou vendo que muitos gamers fizeram, em datas muito próximas, comentários sobre esse mesmo jogo.

Minha humilde contribuição:
http://ideogames.blogspot.com/2008/04/mecnica-i-roldanas-planos-inclinados-e.html

Henrique Magnani disse...

Alexo: de fato, essa foi a solução que procurei para resolver o problema. Digamos que foi um tanto quanto intuitiva (e levemos em consideração que sou formado em Letras... hehe). Depois vi que havia modos mais fáceis.

Mas é isso que, justamente, achei intrigante, no jogo. Através das noções de atrito, inércia e gravidade, o fundamental era resolver o problema (com o menor desperdício de "figuras" possível, mas isso era secundário).

Para resolver a fase 13, se não me engano, de início usei 208 figuras. Mas resolvi. E cheguei a conclusão de que eu não me esmeraria tanto para descobrir qual a velocidade que um corpo "x" adquiriria ao cair com uma velocidade inicial de 4m/s de um edifício de 15m.

Agora, talvez penando para entender, de uma forma "pseudo-empírica", esses três conceitos da física, talvez eu chegasse a quebrar menos a cabeça na hora de resoluções mais teóricas.

Abraço!

Início | Blog | Glossário | Fotografia virtual | Site
Feed: Postagens | Comentários
| Glossário | Fotos | ?
Verbetes indicados com † estão incluídos em nosso glossário